Espaço do Internauta

sábado, 23 de maio de 2015

Milton Coelho diz que o governo está "surpreso" com greve dos professores

Do JC Online

Secretário de Administração afirmou que propostas para a categoria estão suspensas / JC Imagem

Secretário de Administração afirmou que propostas para a categoria estão suspensas

JC Imagem

Em entrevista à Rádio Jornal, na manhã deste sábado (23), o secretário estadual de Administração, Milton Coelho, convocou professores e alunos a continuarem frequentando as escolas normalmente e criticou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) porque a categoria decidiu, em assembleia realizada na última quinta-feira (21), retomar o movimento grevista a partir do próximo dia 29.

Para o governo, a decisão dos professores foi uma "surpresa", já que a proposta de reajuste de 7% foi construída em mesa de negociação com o sindicato. Os docentes reivindicam reajuste de 13,01%.
Milton Coelho afirmou, ainda, que todas as outras propostas feitas pelo governo à categoria, como devolução dos descontos nos salários após a reposição das aulas, estão suspensas. "As medidas caem por terra porque foram construídas para um ambiente de consenso, que foi rompido a partir do momento que o Sintepe resolve voltar as costas para o processo de negociação e retomar a greve", declarou, enfatizando que preocupa o governo algo que pode "estar por trás" do movimento. "O que se pretende com isso? Quem tem interesse em negociar, senta à mesa e negocia. O que nos preocupa são as variantes políticas que podem estar por trás de uma paralisação como essa", afirmou.

Oito casais homoafetivos se casam em cerimônia coletiva

Eles se conheceram há quatro anos. Em uma semana estavam namorando. Em três meses foram morar juntos. E neste sábado (23) estão oficializando a união. Futuramente, quando a situação financeira se estabilizar, planejam ter três filhos. O desfecho dessa história de amor – comum entre relações convencionais – é celebrado como uma conquista pelos estudantes Elton Passos, 28 anos, e Clayson Lenon, 23, e outros sete casais que participam do primeiro casamento coletivo homoafetivo, realizado pela Prefeitura do Recife. O evento acontece às 17h, no Forte das Cinco Pontas, no Centro da cidade. 

Galeria de imagens

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos/JC%20Imagem
Próximas

Desde 14 de maio de 2013, com a Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça, todos os cartórios estão obrigados a realizar o casamento, bem como a conversão da união estável em casamento civil. “A perspectiva é tirar essas relações da clandestinidade e dar proteção de Estado e os direitos civis que o casamento garante, além do reconhecimento simbólico da união”, explicou o gerente de livre orientação sexual do Centro de Referência LGBT do Recife, Welington Pastor. A entidade é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
As inscrições para a cerimônia foram feitas entre os meses de fevereiro e abril. “Ao todo, 15 casais se inscreveram, mas sete acabaram desistindo temendo a exposição. Acredito que na próxima edição o número de interessados vai ser bem maior”, salientou Welington. O medo do preconceito e da rejeição ficou claro, ontem, durante encontro dos casais. Muitos não quiseram aparecer alegando que poderia prejudicar as relações de trabalho.
Não foi o caso de Sandra Ferreira, 46, que lamentou estar sem a mulher, Driely de Lima, 29, para serem fotografadas juntas. “Estamos muito felizes com essa conquista. Já somos casadas há sete anos, mas agora vamos ter os mesmos direitos de qualquer casal”, comemorou. “Acabamos de comprar um apartamento. Se uma for embora, a outra está segura. É só o início, muita coisa ainda vai melhorar.”
As famílias de Sandra e Driely vão estar em peso no casório. A de Elton também, mas a de Clayson não assistirá à cerimônia. “Meus familiares ainda têm resistência a nossa união, mas isso está melhorando. A ausência deles não tira minha felicidade, mas faz falta”, declara, com a segurança de quem assumiu a homossexualidade aos 17 anos e sustenta desde então a liberdade de dizer a qualquer um que Elton é seu marido e não seu amigo. “Se todo mundo se assumir, o preconceito diminui”, complementa Elton, que hoje dá ao companheiro algo que só poderia com o casamento civil: seu sobrenome.

Pernambuco é o estado que mais perdeu empregos em abril

Os maiores recuos de vagas de empregos no mês de abril foram registrados em Pernambuco (perda de 20.154 vagas) e Alagoas (queda de 13.269 postos de trabalho), de acordo com informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a queda nesses estados foi puxada pelo setor de produtos alimentícios em atividades ligadas ao ramo de fabricação de açúcar em estado bruto no Recife. Os estados vêm seguidos do Rio de Janeiro, com queda de 12.599 vagas, resultante dos setores de serviços e indústria de transformação. Já em São Paulo, que teve queda de 11.076 postos, o decréscimo foi puxado pelo comércio. Os estados que elevaram a quantidade de empregos formais foram Goiás, com aumento de 2.285 postos, seguido do Distrito Federal (1.053), Piauí (612), Mato Grosso do Sul (369) e Acre (95). De acordo com o Caged, o mês de abril registrou redução de 97.828 postos de trabalho com carteira assinada em todo o país. O número representa uma queda de 0,24% com relação ao mês anterior. No período, ocorreram 1.527.681 admissões e 1.625.509 desligamentos. Os números do Caged foram divulgados nesta sexta-feira (22). Nos últimos 12 meses a redução de postos de trabalho foi 0,64% e o acumulado do ano foi menos 0,33%, o que representa 137.004 postos a menos.

“A nossa expectativa é que, até o mês de junho, possamos retornar o processo de geração de novos postos de trabalho. A economia brasileira atingiu um desenvolvimento de tal monta que ela está aí, vigorosa. Nos preocupa esse momento e o governo, pelas medidas que toma, vai retomar esse processo”, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, durante a divulgação dos dados em Florianópolis (SC).

Com relação ao que pode ter causado a queda do mês, a maior registrada entre 2003 e 2015 para o mês de abril, o ministro disse que o país passa por um momento de crise política em que há um discurso radical no sentido de criar uma situação adversa. “Isso causa efeitos na economia. Pessoas deixam de adquirir um bem de consumo, um carro, um apartamento ou um empresário deixa empreender, e isso, claro, prejudica o desenvolvimento da economia”. O ministro ressaltou a criação de empregos e o aumento do salário mínimo gerando renda familiar, mas lembrou que o período de estagnação reduz o poder de compra que foi construído. “Isso tudo cria uma certa apreensão, mas que  será superada na medida em que a população entenda que não há nenhum risco que o Brasil venha a regredir”.

Segundo o ministério, a redução de vagas nas nove áreas metropolitanas foi 0,38%. Em números absolutos, isso representa uma perda de 63.307 empregos formais. Na análise das regiões, o Centro-Oeste, gerou 421 postos. O Nordeste foi a região que registrou a maior queda: foram 44.477 postos a menos.

Na análise dos setores, a queda no número de emprego na indústria de transformação foi resultado da diminuição de vagas em dez dos 12 segmentos que integram a área. O setor teve a maior queda em números absolutos, com redução de 53.850 postos de trabalho formais, o que representa uma redução de 0,65% com relação ao mês passado. A indústria de produtos alimentícios, mecânica, material de transporte e metalúrgica foram as que registraram números negativos. No setor de serviços, as principais reduções foram nos ramos de serviços de comércio e administração de imóveis, serviços de alojamento e alimentação e instituições financeiras.

Dos oito setores analisados pelo ministério, a agricultura foi onde houve registro de expansão no número de empregos com carteira assinada.  Foram mais de 8.400 postos registrados o que representa um aumento de 0,55%. O crescimento, segundo o Caged, ocorreu em função do bom desempenho de atividades ligadas ao cultivo de café, atividades de apoio à agricultura e de cultivo da cana-de-açúcar.

Professores da rede particular decretam estado de greve em Pernambuco

Reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira, os professores do setor privado de Pernambuco decretaram estado de greve. A medida é um alerta da categoria, que se reúne com os patrões na próxima terça-feira para mais uma rodada de negociações.
Segundo a asessoria de imprensa do Sindicado dos Professores de Pernambuco (Sinpro) a próxima assmbleia está marcada para a próxima sexta-feira, quando o grupo decidirá se a greve será ou não necessária, a partir dos resultados da reunião da terça.
Ainda que a greve seja descartada, na sexta-feira as aulas não devem acontecer nem durante a manhã, em função da assembleia, nem durante a tarde, quando a categoria participará do ato nacional de paralisação em defesa dos direitos trabalhistas, organizado pelas Centrais Sindicais.

Os professores pedem a unificação do piso salarial em R$ 15, independente dos níveis de ensino; reajuste salarial de 15% para o universo da categoria que ganha além do piso; adicional de 15% da hora-atividade; instituição do vale-cultura e vale-refeição.
 
Rede estadual 
Na quinta-feira, os professores da rede estadual de Pernambuco anunciaram que devem voltar a entrar em greve no dia 29 de maio. A deflagração do movimento será votada em assembleia geral. Os profesores rejeitaram a proposta do governo estadual de 7,01% de aumento para professores e de 6,12% para analistas e o quadro administrativo, até o final do ano. A classe pede o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que prevê o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não apenas aos profissionais com nível médio (antigo magistério).

Contingenciamento de R$ 69,9 bilhões ajudará governo a atingir 1,2% de superávit


Agência Brasil




O governo federal decidiu contingenciar R$ 69,946 bilhões do Orçamento Geral da União como parte do esforço fiscal para equilibrar as contas públicas do país. O número foi divulgado há pouco pelo Ministério do Planejamento. O objetivo do governo é atingir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. O detalhamento sobre os cortes deverá ser feito pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e pelo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive.

O contingenciamento (retenção dos gastos) e o estabelecimento de um limite de despesas de cada ministério constam de decreto que será publicado ainda hoje (22) em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Segundo a Lei Orçamentária de 2015, vence hoje o prazo para edição do decreto. A cada dois meses, o tamanho do corte poderá ser reavaliado.

O governo aguardava a aprovação de medidas encaminhadas ao Congresso Nacional para anunciar o contingenciamento e definir como faria o reequilíbrio das contas. Com o atraso das votações, teve de estabelecer a retenção dos gastos a partir de hoje, como determina a Lei Orçamentária.

Ontem (21), o governo deu mais um passo para fechar um acordo com o objetivo de aprovar as medidas provisórias do ajuste fiscal no Congresso Nacional. O contingenciamento poderá ser reduzido ao longo do ano caso aumentem as estimativas de receita da União ou melhorem as projeções para a economia em 2015.

Mesmo com o anúncio desta sexta-feira, a demora na votação das medidas do ajuste fiscal se refletirá na arrecadação dos próximos meses, aumentando o impacto das desonerações nos cofres federais. A avaliação é do chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias, que ontem divulgou o resultado da arrecadação. A arrecadação registrou o menor resultado para o mês de abril em cinco anos: R$ 109,241 bilhões. Houve queda de 4,62% em relação a abril de 2014, descontada a inflação oficial.

Inicialmente, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tinha previsto uma arrecadação extra com a elevação de tributos próxima de R$ 20,6 bilhões. Em janeiro deste ano, anunciou o ajuste fiscal e fez mudanças no Programa de Integração Social (PIS) e na Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis, além de adiantar o retorno da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

O aumento da taxação dos lucros dos bancos, que consta de medida provisória publicada hoje, renderá de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões extras.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Comerciantes e moradores de Glória do Goitá revoltados com o lixo há mais de quinze dias a céu aberto no centro

A população não sabe mais para quem recorrer. A comunidade até já procurou a prefeitura por diversas vezes, foi para a rádio várias vezes, procurou os vereadores e nada. O lixo exposto fica na rua de Márcia calçado. Por outro lado, os garis reclamam que não tem sacos plásticos e nem luvas e pior ainda, não tem carro de lixo para fazer o transporte do lixão, ratos e baratas já são vistos vagando rua cima, rua abaixo e nada do pessoal da prefeitura se mexer.


Fiscalização de cinquentinhas é intensificada em Limoeiro

Seguindo o exemplo de Caruaru, a Secretaria de Trânsito de Limoeiro firma parceria com a Polícia Militar para aumentar a fiscalização das motos “cinquentinhas” da cidade. O Secretário de Trânsito do município, Coronel Alberto Felipe, afirma que as abordagens serão intensificadas e que as motocicletas que estiverem estacionadas em local proibido serão guinchadas.
Por não serem emplacadas,  os parâmetros utilizados para o julgamento das irregularidades das cinquentinhas serão os semelhantes às motos (não é permitido dirigir sem capacete ou sem sapatos, por exemplo).

DECADÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GLÓRIA DO GOITÁ

Escolas sendo fechadas por ingerência da atual gestão .
Escola Maria Elzanira será interditada por mais de 30 dias. Professores desta escola vão ter que pagar com horas a mais os dias parados. Ventiladores parados sem funcionar, salas superlotadas sem ventilação.
O cenário é muito decadente, uma das maiores aberrações da educação municipal de Glória do Goitá, consistindo num verdadeiro estelionato educacional.


SITUAÇÃO DECADENTE DO POVO DE GLÓRIA DO GOITÁ

  A situação é alarmante e muito assustador, terrível, aterrador, apavorante! Mas, infelizmente, alguns aplaudem com satisfação essa má administração do prefeito destruidor .
É a saúde dos glorieneses sendo jogada fora por um gestor IRRESPONSÁVEL que devia dar o maior exemplo, por ele ser médico. Mas, faz questão e desafia à própria população ao descaso e ao desalento da própria sorte.


edmo na BorboremaDepois de receber diversas reclamações de cidadãos da Vitória de Santo Antão que precisam usar os serviços de ônibus da empresa Borborema, principalmente para o deslocamento ao Recife, o Professor Edmo Neves (PMN) foi à sede da empresa para dar conhecimento dessas dificuldades relatadas.
A exemplo do recente aumento da passagem de ônibus entre Vitória e Capital, relatada pela estudante Nathalia Moura. “Trabalho e estudo no Recife, diariamente pego o expresso Abdias que até ontem custava R$ 7,50 e para minha surpresa hoje (05/05/2015) está custando R$ 10,00”, detalhou Nathalia.
A presença na Borborema se deu na manhã da terça (12), sendo recebido pelo Gerente de OperaçõesOsvaldo Farias. De acordo com o Vereador, o Gerente recebeu com muita atenção e respeito as insatisfações dos usuários de Vitória. Ele anunciou algumas medidas a curto e médio prazo que pretendem melhorar a situação. “Nos foi garantido que imediatamente será deixado um ônibus reserva de prontidão em Vitória para acabar com atraso das linhas e que três ônibus novos serão incorporados a frota que atende ao município” comemorou o Professor Edmo.
Osvaldo Farias explicou que o uso de veículos semiurbanos é permitido contratualmente para rotas que fiquem até 80 km do Recife. Sobre o aumento do preço, ele justificou o fato de não ter havido nenhum reajuste nos últimos três anos.
 com informações da Assessoria.

Fotos de bumbum de fora viram moda em casamentos dos Estados Unidos

As tradicionais fotos posadas, comportadas e sérias nos casamentos estão ficando cada vez mais fora de moda nos Estados Unidos. Agora, por lá, está virando tendência uma prática para lá de esquisita. As noivas e as madrinhas estão optando por ensaios fotográficos mais descontraídos, mostrando seus bumbuns para as lentes.
Com milhares de compartilhamentos nas redes sociais nos Estados Unidos, as fotos chegaram ao Reino Unido e a moda também está pegando em solo britânico. A ideia é mostrar o lado sensual dos casamentos, com as noivas e madrinhas mostrando, além dos seus atributos, as lingeries escolhidas para o grande dia.
Madrinhas mostram atributos para a câmera
Madrinhas mostram atributos para a câmera Foto: Reprodução/Internet
Nessa, nem a calcinha apareceu
Nessa, nem a calcinha apareceu Foto: Reprodução/Internet
Noiva também mostrou
Noiva também mostrou "demais" Foto: Reprodução/Internet

sábado, 2 de maio de 2015

Alunos denunciam transporte escolar precário em Glória do Goitá (PE)

Pais de alunos e estudantes denunciam às condições precárias do transporte escolar em Glória do Goitá. Ônibus sem manutenção há anos são um risco diário para quem enfrenta estrada de terra, poeira e lama em época de chuvas para assistir às aulas.
A precariedade do transporte escolar atinge ainda a aprendizagem. É que alunos sentados em tábuas trafegam em estradas de chão em péssimas condições. O risco é constante, apesar dos cuidados em colocar madeiras nas laterais. O desconforto é enorme.
Quando os alunos chegam à escola depois de cerca de uma hora de viagem ou mais, estão cansados. "É ruim porque doem as costas", disse uma das alunas que preferiu não se identificar. Exaustos, o rendimento de aprendizagem cai. "O desconforto prejudica a atenção dos estudantes", observam alguns professores entrevistados.
Cuidando da nossa gente e da nossa terra !!!

VIOLÊNCIA NÃO CESSA EM GLÓRIA DO GOITÁ

Mototaxista é assaltado no dia (29/04) por dois marginais. A sua moto também foi tomada pela ação criminosa. A polícia faz rondas para ver se consegue localizá-la. Sem segurança para trabalhar, profissionais não sabem para quem apelar. Assaltos, arrombamentos e homicídios já viraram rotina que não quer acabar mais. É triste a situação dos glorienses ter que conviverem com a falta de segurança para trabalhar.

PROFESSORA É ASSALTADA DENTRO DE ESCOLA EM GLÓRIA DO GOITÁ

Escola José Damião Soares, sítio Mufumbo, zona rural do município. Alunos e professores foram todos rendidos e trancados numa sala imunda. Celulares e dinheiros foram levados pelos marginais. Alunos e professores receiam a falta de infraestrutura e segurança nas escolas do município. Falta merenda de boa qualidade; falta reformas urgentes o que tem sobrado muita revolta.