Espaço do Internauta

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitura de Glória do Goitá irá derrubar mais de 30 árvores de Pau-brasil, para construção de biblioteca do SESI


Polêmica em Glória do Goitá, enquanto o mundo afora se preocupa com o meio ambiente e pela preservação das florestas, matas e da água a Câmara de Vereadores da um passo atrás e autoriza prefeitura a derrubar mais de 30 árvores de pau-brasil do Bosque Brasil 500 anos, no bairro de Cruz das Almas, para a construção de uma biblioteca do SESI – Serviço Social da Indústria. O bosque foi inaugurado no ano 2000, nas comemorações dos 500 anos do Brasil, pela ex-prefeita Fernanda Paes, as árvores tem cerca de 15 anos.

O projeto de Lei n° 1.132/2014, de autoria do Poder Executivo, aprovado pela Câmara de Vereadores por unanimidade de votos e sancionado em 25/02/14 pelo prefeito do município de Glória do Goitá, Zenilto Miranda (PTB), autorizando a permissão de Uso de bem público para o SESI construir uma biblioteca no local numa área de 725,94 m², isso significa que mais de 30 árvores de pau-brasil será derrubada. O bosque tem uma área total de 2.429,56m² e mais de 100 árvores.

Glória do Goitá é a 30ª cidade no Estado contemplada com a biblioteca que chega a boa hora para atender os alunos da rede pública de ensino um avanço significativo para o desenvolvimento educacional da cidade.
Mas o questionamento que se faz necessário é o local onde irá ser erguida, será que é necessário derrubar diversas árvores para uma construção, e não é uma árvore qualquer não, estamos falando de Pau-Brasil, onde no município existem outro bosque na entrada da cidade e uma Fundação da árvore a FUNBRASIL.

De acordo com o presidente da Câmara Lívio Amorim (PR), não haverá nenhum prejuízo para o município, uma vez que o município permitiu o uso do bem público e que a validade é de 6 anos a permissão sendo prorrogado por igual período.

Lívio Amorim concorda que o projeto é polêmico para a construção do empreendimento onde já existe algo plantado, um bosque com diversas árvores que leva o nome do País.

Amorim explicou ainda que os benefícios para a comunidade serão maiores na questão formativa dos alunos. “Politicamente o projeto é bom, a biblioteca se enquadra na destinação prevista e constitui-se um poderoso instrumento de acesso ao desenvolvimento aos estudantes”, esclarece o presidente.

Questionando se não haveria outro local para a construção da referida biblioteca o parlamentar informou que não tinha e que o único que se encaixava na exigência do SESI, seria o do bosque.
A posição que tem maioria na Casa, não fez nenhum tipo de questionamento ao projeto.

De acordo com informações o SESI esta licitando uma empresa para a construção da biblioteca que terá 10 computadores com internet, sala de leitura com mil livros e outros itens.
O replantio das árvores derrubadas será feito pela prefeitura de Glória do Goitá, nas proximidades do bosque.

Foto: Gilmar da Rádio


Nenhum comentário:

Postar um comentário