Espaço do Internauta

sábado, 29 de novembro de 2014

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro.
A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.
Segundo a CNN mexicana, o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, disse que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.
A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: "Todo meu amor para o Brasil". Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog.
Edgar Vivar, que interpretou o senhor Barriga em "Chaves", informou à CNN do México que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.
linha bolanos (Foto: linha bolanos)
Vivar deu seu depoimento à rede de TV mexicana Televisa (que produziu a maior parte dos programas de Bolaños): "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."
"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.
"Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto", disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha.
"O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
"Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México", disse Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales.
Trabalho reconhecido no mundo
"Chaves" foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa.
"Talvez o meu mérito foi conseguir, sem tentar, abordar um ambiente que existe no mundo inteiro", refletiu Bolaños sobre o sucesso de Chaves em uma entrevista à agência de notícias Reuters.
"Trabalhei muito neste personagem, que tem qualidade", explicou ele, "mas a resposta exata eu não sei".
Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.
Trajetória
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Praticou boxe e era um fanático torcedor do clube de futebol América. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.
Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.
Aos 80 anos, perguntaram a ele sobre a sua relação de décadas com a atriz Florinda Meza. "Já estamos há 30 anos casados", respondeu. "Temos um casamento sólido que só a morte acabará com ele... ou a Shakira!".
Ganhou o apelido de Chesperito do diretor de cinema Agustín P. Delgado por causa do 1,60 de altura.

Foi só em 1968 que começou sua carreira de ator, na emissora TIM, em séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez”, em espaços de 30 minutos de duração aos sábados.
Foi só na década de 1970 que começaram a ser exibidos as séries que fizeram de Bolaños um gigante do humor: "Chespirito", "Chapolin" e "Chaves". A partir de 1973, quase todos os países da América Latina tinha na programação de TV episídios dos programas.
O jornal mexicano "Excelsior" cita a seguinte declaração de Bolaños a um TV espanhola sobre seu personagem mais famoso no Brasil: "Chaves, ainda que carecendo de quase tudo, é otimista, aproveita a vida, brinca, se emociona e tem o maravilhoso dom que é a vida"
No começo da década de 1990, Bolaños decidiu aposentar "Chaves" e "Chapolin" e resolveu apostar em "Los Caquitos", em que interpretava o ladrão Chómpiras (que ganhou no Brasil o nome de Chaveco).
Chaves era um dos personagens e segmentos do programa "Chespirito" que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de "El Chavo del Ocho" (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.
Rubén Aguirre contrancena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' (Foto: Divulgação/SBT)Rubén Aguirre contrancena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' (Foto: Divulgação/SBT)
O sucesso das histórias do menino sardento de 8 anos que vive dentro de um barril foi tanto que seu programa era transmitido para quase todos os países da América Latina já em 1973. Chaves foi dublado para mais de 50 idiomas e transmitido em países distantes do Tailândia, China, Japão e Grécia.
A série foi produzida originalmente entre 1971 e 1980, como programa independente, e entre 1980 e 1992 como esquete do programa de variedades "Chespirito", que Bolaños estrelou na rede de TV Televisa. Foram mais de 300 episódios, segundo a rede Televisa.
A série "Os Simpsons" homenageou Bolaños com o personagem Pedro Chespirito, que aparece sempre vestido de abelha e fala frases em espanhol.
Roberto Gomes Bolaños durante apresentação da fundação Chespirito na Cidade do México em 2008 (Foto: Francisco Vega/AFP)Roberto Gomes Bolaños durante apresentação da fundação Chespirito na Cidade do México em 2008 (Foto: Francisco Vega/AFP)
Roberto ficou conhecido no México pelo nome de Chespirito. Mas foram os programas "Chaves" e "Chapolin", ainda exibidos pelo SBT, que ficaram mais famosos no Brasil.
Distante da televisão, Bolaños explorou a sua veia literária com um livro de poemas e uma autobiografia, "Sem Querer Querendo".
Em um dos seus livros, "O Diário de Chaves", revela alguns dos mistérios da série. Ele conta, por exemplo, que Chaves não morava dentro de um barril, mas no apartamento número oito, e que o recipiente era apenas para se esconder quando estava triste ou era perseguido.
Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)
Apesar de ter vivido em concubinato com Florinda por 27 anos, os valores de Bolaños eram conservadores. Inclusive, chegou a participar de uma campanha contra a legalização do aborto na Cidade do México.
Nunca escondeu suas convicções políticas e apoiou a campanha do conservador Vicente Fox, cuja eleição em 2000 rompeu com mais de 70 anos de governo do Partido da Revolução Institucional.
Apaixonado por futebol, Bolaños chegou a se encontrar com o astro argentino Diego Maradona, que o agradeceu por tê-lo divertido com os seus personagens e ele aproveitou para retribuir por tê-lo deleitado com suas proezas dentro do campo.
(Com agência Reuters)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

História de Feira Nova deverá ser retratada em documentário

(Foto: Google Street View).
(Foto: Google Street View).
Um projeto de caráter pedagógico idealizado pelos estudantes de cinema e dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Thiago Monteiro e Michel Lacerda deverá contar a história da cidade de Feira Nova, localizada no Agreste pernambucano. A idealização busca juntar relatos históricos de pessoas nativas e que conhecem o cotidiano feiranovense. Escritores, fundadores, feirantes e mandioqueiros são exemplos de possíveis entrevistados.
A ideia é que esse documentário seja distribuído e apresentado nas escolas da rede municipal de ensino da própria cidade, uma vez que, a não obrigatoriedade do ensino da história local, dentro do quadro das aulas do município afasta o aluno das origens do seu espaço. O projeto pretende ser executado em três partes distintas, sendo a primeira de pesquisa e levantamento histórico, partindo para a produção do documentário em si, e apresentação nos colégios da região.
A produção e a logística do documentário exige um certo custo. Para tentar sanar com o orçamento do trabalho os criadores fizeram uma campanha na internet e pretendem arrecadar um valor aproximado de R$ 1.200. As doações podem ser feitas através deste link até o dia 15 de janeiro. O contribuidor terá seus créditos no filme e receberá por e-mail o material produzido. A temática do documentário será “A história é velha, a feira é nova”.

Acusado de homicídio é preso em Feira Nova

Preso Feira Nova 
Policiais civis da Delegacia de Feira Nova, no Agreste do Estado, prenderam nessa quarta-feira (26), através de Mandado de Prisão, Raimundo Francisco Barbosa, acusado de homicídio em Glória de Goitá, na Mata Norte pernambucana.
De acordo com o delegado Ernande Francisco, responsável pelas investigações, Raimundo fazia parte de um grupo de justiceiros que teria executado uma pessoa, juntamente com outros comparsas e depois jogaram o corpo da vítima embaixo de uma ponte, localizada no Sítio Araçá, que liga Feira Nova à Glória de Goitá.

PREFEITO PEDE MAIS UMA SUPLEMENTAÇÃO, DESSA VEZ DE 1,5 MILHÕES. E VEREADORA DIZ QUE AQUI NÃO TEM BESTA NEM OTÁRIO


“VEREADORA LUIZA NERY QUER SABER DO PREFEITO PARA ONDE VAI TANTO DINHEIRO”
Na reunião de ontem, dia (24) da Câmara de vereadores de Glória do Goitá. O prefeito enviou mais um pedido de suplementação, agora sendo de R$ 500 mil e no artigo 3º mais 2% que totaliza R$ 1,5 milhões.
De acordo com a vereadora Luiza Nery que se manifestou totalmente contra e partiu dizendo o seguinte: Aproximadamente quinze (15) dias passados ele, o prefeito Dr. Miranda, fez um projeto de pedido suplementar de 1.8 milhões, o qual foi aprovado. Ele não fez pagamento do pessoal, hoje vem com mais um pedido e agora de 1,5 milhões, “Aqui não tem nenhum besta nem otário...!”.
Eu sou contra isso e vou enviar para as comissões, ele já gastou mais de 30% por cento do orçamento. (por antecipação, diga-se de passagem).
Pelo visto vem acontecendo à velha história: Do ovo dentro da galinha, vamos gastar por conta de um orçamento de 52,9 milhões que ainda não foi a provado, (mais será), e nem a receita do município existe para isso.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Acusado de encomendar homicídio em Feira Nova é preso

Prisão Feira Nova  PCNa terça-feira (25), policiais civis da Delegacia de Feira Nova, no Agreste do Estado, deram cumprimento a um mandado de prisão expedido em desfavor de Reginaldo Francisco Rodrigues, o “Nado Véio”, acusado de ser o mandante de um homicídio, segundo as investigações.
O crime ocorreu no dia 15 de janeiro de 2014, no Sítio Lameiros, na zona rural. As vítimas, José Aglailson e Paulo Rodrigues foram alvejados por disparos de arma de fogo. José Aglailson não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Homem é preso após matar o pai em Chã de Alegria

(Fotos: José Sebastian / A Voz da Vitória).
(Fotos: José Sebastian / A Voz da Vitória).
Um agricultor foi morto pelo próprio filho na noite dessa terça-feira (25), em Chã de Alegria, Mata Norte do Estado. Abel Deodato da Silva, de 51 anos, foi esfaqueado  por Abel Deodato de Lima Filho, de 20, em uma estrada de barro que corta o sítio da família até o centro da cidade. O suspeito foi preso por policiais do 21º BPM.
Segundo as investigações, o rapaz pediu para que o pai o levasse de moto até a área urbana. No caminho, o acusado tirou uma faca da bolsa e efetuou um golpe no pescoço da vítima. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu porque o rapaz achava que o pai fosse homossexual, o que ele não aceitava. O crime foi descoberto porque a irmã de Abel Filho desconfiou da demora e acionou os policiais. No caminho, a corporação avistou uma marca de sangue e encontrou o corpo escondido no meio do mato.
O rapaz foi preso assim que os PM’s receberam a informação de que o suposto assassino estaria na estrada. Ele foi abordado e confessou o crime.
Na Delegacia da Vitória de Santo Antão, onde foi autuado, ele disse não estar arrependido. Abel Filho foi recolhido à Cadeia Pública de Glória do Goitá, onde ficará preso. O corpo do agricultor foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. A arma do crime ainda não foi encontrada.
deodato

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Homem é detido suspeito com o tráfico de drogas em Glória do Goitá

(Fotos: José Sebastian / A Voz da Vitória).
(Fotos: José Sebastian / A Voz da Vitória).
Policiais Militares detiveram em Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado, na noite dessa segunda-feira (24), um suspeito com envolvimento no tráfico de drogas. Manoel Luiz dos Santos, 26 anos, conhecido como “Bingo”, morador de Lagoa de Itaenga, foi encontrado com uma quantidade de maconha pronta para o consumo.
Segundo a Polícia, ele tem envolvimento em uma gangue da cidade onde mora, conhecida como “Gangue do Terço”. O suspeito nega as acusações. Na Delegacia ele confessou que apenas comercializava o entorpecente. Ele foi ouvido e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO).
DSC04804

sábado, 22 de novembro de 2014

Retrato da atual gestão de Glória do Goitá

É lamentável a situação atual do nosso município de Glória do Goitá, um governo que tem como slogan: cuidando de nossa terra e de nossa gente, tem se mostrado totalmente contrário ao slogan propagado durante quase 2 anos de governo medíocre. O nosso povo encontra-se desassistido, os serviços básicos que a população precisa não existe, médico falso, falta de medicamentos e materiais necessários para os profissionais trabalharem como luvas e seringas, psf sendo fechados, carros locados a saúde sem receberem há mais de 4 meses, é esse o atual retrato desta administração e não para por aí não, tem mais, a educação do nosso município pena há quase 2 anos sem um fardamento escolar, merenda vencidas sendo dada aos alunos, ratos perambulando nas salas de aula, escolas caindo, mato tomando conta das salas de aula, escola sendo fechadas na zona rural, promessas de campanha não cumpridas como distribuição de tablet para os alunos da rede municipal, só enrolação.
O que podemos observar é que quase todos os meses temos visita da Celpe em nosso município cortando o fornecimento de energia dos prédios públicos por falta de pagamento, sem contar as contas de telefone, água e carros com pagamentos atrasados. Andando pelo nosso município vemos o descaso com as nossas estradas esburacadas há mais de ano, dificultando o transporte por essas vias para escoamento de produção e deslocamento de algum doente, lamentável pra que precisa deste serviço de deslocamento e a atual gestão fazendo vistas grossas. Não fosse 0 bastante o atual gestor começa a atrasar os salários dos funcionários, muitos efetivos estão recebendo seus vencimentos depois do décimo dia do outro mês , coisa que os funcionários estavam acostumados a receber dentro do mês vigente e coitado dos contratados que estes não tem nem previsão e os cargos chamados de gratificação estão perdendo as mesmas, sem falar de divisão de salários para vários contratados.

A situação do município esta cada vez mais difícil, acabou os investimentos em nosso município, não chega mais nada e o comércio da cidade esta em declínio por conta de uma gestão que não se preocupa com o desenvolvimento da cidade.

Ônibus escolar de Glória do Goitá oferece risco a estudantes

(Fotos: Gilmar da Rádio)

Um ônibus que faz o transporte escolar da cidade de Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado, está colocando em risco a vida dos estudantes. O perigo iminente acontece porque a estrutura do coletivo está aquém do que deveria ser: pneus carecas, ferrugem e faróis quebrados.
Para reforçar o descaso e a má conservação, bolhas e rachaduras comprometem as rodas, o que enfatiza a necessidade de uma substituição, porém o veículo desloca diariamente centenas de alunos da zona rural.  Moradores do Município, distante 66 km do Recife, apelam por melhorias e temem que o pior aconteça. Centenas de comentários foram postados em uma rede social cobrando intervenção do poder público acerca do caso. A esperança dos moradores é que o problema seja resolvido em breve.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ VISTORIA NO POSTO DE SAÚDE MARIA GAIÃO GUERRA EM GLÓRIA DO GOITÁ-PE

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ VISTORIA NO POSTO DE SAÚDE MARIA  GAIÃO GUERRA EM GLÓRIA DO GOITÁ-PE, E ENCONTRA DIVERSAS IRREGULARIDADES E MEDICAMENTOS VENCIDOS
Uma operação de fiscalização da Vigilância Sanitária fez buscas, na tarde desta segunda-feira (10) na unidade Maria Gaião Guerra do município de glória do Goitá-PE, pacientes, que esperavam na fila para ser atendidos, podem ver o momento em que os agentes faziam as buscas e apreensões.
Alguns medicamentos fora do prazo de validade, vencidos, e aprendidos pelos fiscais de vigilância. A revolta dos agentes eram bastante nítidas. Isso não pode estar acontecendo, expressou um deles, muito revoltado com tudo o que viu.Todo material apreendido foi levado para análise. Só depois do resultado da perícia, temos maiores detalhes dos estragos. Uma vergonha, um absurdo

PROTESTO: GARIS PARA POR FALTA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA DE GLÓRIA DE GOITÁ-PE

* O pagamento da saude tmb está atrasado !
[Um verdadeiro caos].
Beirando ao final dos 2 anos de exercício do Poder Executivo do município, a atual gestão, tem se mostrado para que veio. Bastante indignados, os garis aglomeram-se e fizeram, nesta manhã de quarta feira (05), uma manifestação de forma passiva, querendo receber o que tem de direito: seus salários atrasados. Os contratados, por sua vez, muitos deles já foram demitido voluntariamente, onde foram submetidos a dividir seus respectivos salários com os colegas de trabalho.
Os garis já exclamaram, só voltam a trabalhar depois de receber todos os seus salários atrasados! A falta de sensibilidade da atual gestão, põe uma interrogação frente a todo o DESCASO sofrido: o que de fato estar acontecendo, até que ponto chegamos? 
Cuidando da nossa gente e da nossa terra 
Saúde: vai de mal a pior, é remédio vencido, falta de medicamentos e pasmem falta até seringa, quem precisar de fazer algum exame de sangue ou tomar uma injeção não encontra no hospital, quem sofre é a população mais carente.


Infra estrutura: o calo da população , por onde andamos é queixa e mais queixa, estradas esburacadas, coleta de lixo nos bairros mais distantes não existe, é uma pilha de lixo, o mato toma conta de tudo, principalmente na entrada da cidade, trânsito caótico, ruas esburacadas, total abandono.






Creche do Campo Alegre: para onde foi parar o dinheiro da construção da creche no loteamento Campo Alegre? As obras tinham começado em dezembro de 2012, parou em janeiro de 2013 e até agora nada.

Mãe denuncia que filha comeu biscoito vencido e Escola tem luz cortada em Glória do Goitá

Uma mãe que não teve o nome revelado denunciou na tarde desta quarta-feira (29), ao vivo no programa Repórter Goitacaz, da Rádio Goitacaz Fm, que sua filha comeu biscoito vencido servido durante a merenda escolar da Escola Municipal Santos Paes, centro de Glória do Goitá. A mesma escola teve o fornecimento de energia cortada pela Celpe por falta de pagamentos na manhã de hoje.
A mãe levou a embalagem do pacote de biscoito que realmente esta com a data de vencimento em 25/10/14, L. 5M3 15:45 hs. A dona de casa informou que sua filha passou mal, mas que esta bem. A Secretária de Educação do município Ivanice Pereira em entrevista a Goitacaz FM rebateu a informação da Mãe da aluna e disse que o vencimento dos produtos servidos na merenda escolar da rede de ensino vence em 2015. Porém a secretária informou que irá investigar o caso e disse que a denuncia é séria e que já estava tomando todas as providências necessárias sobre o fato.
Perguntada sobre o corta da luz da escola a gestora da educação disse que o setor de finanças da prefeitura estava resolvendo o caso. A informação é que outros prédios públicos também tiveram o fornecimento de energia interrompido.




ESTE É O RETRATO DA ATUAL GESTÃO DE GLÓRIA DO GOITÁ-PE

O Atual Gestor usa um slogan onde diz: Cuidando de Nossa gente e de nossa terra! Atenção glorienses, perguntar não ofende, a CRECHE DO CAMPO ALEGRE II (recurso empenhado na gestão anterior), a prometida QUADRA NO ANTIGO MATADOURO, a BIBLIOTECA, a PATROL, a RETROESCAVADEIRA, (0 km doação do governo federal/2014), por onde anda?

Esperamos que daqui a alguns meses possamos escrever aqui neste mesmo espaço as coisas que realmente estão sendo feita nesta gestão e que realmente o slogan seja colocado em prática. Desse modo voltaremos aqui pra informar que essa gestão esta cuidando da nossa gente da nossa terra.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Passira realiza a 28ª Feira do Bordado Manual

(Produtores e expositores da região devem movimentar a economia local - Foto: Reprodução / Internet).
Sem dúvidas, o bordado é a principal atividade econômica de Passira, cidade localizada no Agreste de Pernambuco. Distante 79 km do Recife, o município vivencia todo ano a Festa do Bordado Manual. Em 2015, o evento comemora a 28ª edição, e como de costume, comerciantes e expositores de toda a região devem movimentar a economia local.
Oficinas, palestras e apresentações terão início na sexta-feira dia (21) e seguem até o domingo (23). O pátio de eventos, na Praça da Matriz, se tornará um verdadeiro shopping ao ar livre na comercialização e exposição do principal produto passirense

Morre aos 71 anos o cantor Genival Santos

 
O cantor brega Genival Santos morreu nesta terça-feira (18) em Fortaleza, no Ceará, após lutar contra um câncer no pulmão. Familiares e amigos confirmaram a morte nas redes sociais. Filho de Genival, Rodrigo Santos, informou que o velório será às 19h na Funerária Alvorada, na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza.
Genival Santos era cantor e compositor de gênero brega, algumas de suas músicas mais conhecidas foram Eu Não Sou Brinquedo Não, e Eu Lhe Peguei no Flagra. Ele lançou 28 discos e teve cinco milhões de cópias comercializadas.
Com informações do Portal Terra.