As crias do finado Dr. Ivo Queiroz completam mais um ciclo de idas e vindas. Em entrevista surpresa a emissora rival, Rádio Vitória FM, o ex prefeito da Vitória de Santo Antão, José Aglailson Queralvares (PSB) externou no início da tarde de hoje (10) que vai apoiar a recondução pela décima vez do Deputado Estadual Henrique Queiroz Costa (PR) à Alepe. A declaração é inusitada, pois o patriarca da família Queralvares deixará de apoiar o seu filho, o atual Deputado Aglailson Júnior (PSB). Não é comum na política hereditária secularmente presente no Brasil um pai não assegurar apoio a campanha eleitoral do filho.
Tanto Henrique, quanto Elias Lira, bem como José Aglailson e Edvaldo Bione nasceram do palanque de Dr. Ivo Queiroz Costa (prefeito de Vitória por três vezes). Aglailson e Henrique são primos, já que Dr. Ivo era irmão de Henrique. Elias chegou a ser prefeito pela primeira vez em 1982, pelas mãos de Dr. Ivo Queiroz. Juntos e separados ao longo das últimas cinco décadas, este grupo sempre governou Vitória de Santo Antão se juntando e se dividindo, fingindo-se de inimigos.
O que se encontra em jogo é a continuação da hereditariedade do Poder político local, tendo em vista que o atual prefeito Elias Lira (PSD) decidiu lançar a pré candidatura de seu filho, Joaquim Lira, para deputado estadual, em desagrado do grupo de Queiroz, pelo qual esperava apoio do seu aliado. Com dificuldades de se firmar numa majoritária futura, o deputado Aglailson Júnior não consegue agregar uma política de alianças que contraponha aos interesses da família Alves de Lira.
Pragmático, José Aglailson prefere ver seu primo ainda no jogo, para evitar o infortúnio político da família. Juntou-se a Henrique Queiroz por pura sobrevivência política. Em entrevista, o ex-prefeito não externou os possíveis motivos para não apoiar Júnior, contudo, segundo ele, o apoio se faz por gratidão às campanhas que disputou para prefeito de Vitória, em que Queiroz esteve ao seu lado. “Ele foi muito correto comigo, na minha eleição. Esteve em duas eleições comigo. Trabalhou, batalhou e eu consegui ganhar com uma grande vitória”, declarou o ex-prefeito.
Assegurando que cedia entrevista aos locutores da Rádio Vitória FM de forma lúcida e segura, José Aglailson além de validar o apoio a Queiroz, fez questão de mencionar que o poder político de intervenção de seu filho é “pequenininho”, deixando claro aos ouvintes que Aglailson Júnior é deputado por três vezes consecutivas graças ao seu espólio eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário